Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  

Você está aqui: Home » Edições impressas » Resumo de edição



ATENÇÃO: Esta edição não será vendida nas bancas, mas apenas no nosso site

Depois de anos seguindo rumos “estranhos” nosso país parece que finalmente vai começar a mudar. E não é porque fulano seja melhor que sicrano neste ou naquele cargo, mas é porque chegamos ao final de um ciclo e começo de outro. E a esperança é que melhore. Mas será mesmo? A seção “Opinião” é dedicada a este tema, com a análise “Será que o Brasil vai entrar numa nova era?”. Esta edição traz também vários outros assuntos sobre os quais temos pesquisado bastante e que começamos a relatar nesta edição.

O tema de capa vai para a “Formatação de PCs”. Analisamos a fundo esta questão e percebemos que muita gente por aí anda indicando este “remédio” como se resolvesse todos os problemas de um PC. Às vezes é realmente necessário começar do zero, mas se é para fazer que se faça bem feito, seguindo os procedimentos que mostramos em detalhes e passo-a-passo. Mostramos também quanto cobrar por isso.

O próximo artigo é denominado “Instalação profissional do Windows 10” e complementa o anterior. Mostramos todas as características e aspectos do Windows que está substituindo todos os anteriores, e explicamos como instalá-lo a partir de um pendrive nos computadores recentes que usam UEFI, dúvida constante entre nossos leitores.

Sem esquecer o lado profissional, que caracteriza a Revista PnP, temos o artigo “Quanto cobrar pelos meus serviços?” onde apresentamos um jeito prático de calcular o valor da hora-técnica e o preço dos nossos serviços. É uma nova técnica que criamos, uma adaptação e simplificação dos métodos de custo tradicionais, para serem usados especificamente em pequenas empresas, não só nas oficinas de informática mas também em outros ramos de atividade.

Ainda pelo lado profissional trazemos mais um capítulo da saga “Casos da vida real” que vem com o artigo “Cliente dispensou o técnico. O que terá acontecido?”. A partir do relato de algumas situações que aconteceram conosco fazemos uma reflexão sobre a relação entre profissional e cliente. Recomendável para todas as idades.

Na exploração de novos campos de atuação mostramos nossa pesquisa sobre os GPS automotivos. Eles formam um campo promissor para os técnicos de informática, porque estes aparelhos não passam de um PC em miniatura, que também precisa de manutenção e atualização. Você verá que não é como muitos pensam, que o Waze no celular acabou com os GPS. A coisa passa longe disto, concluímos que os GPS automotivos continuam úteis e podemos torná-los mais interessantes ainda. Mostramos como trocar e atualizar o software, como trocar e atualizar os mapas e, em especial, como deixá-los bem afiados para mostrar todos os radares que vêm nos multando cada vez mais.

Nossa tradicional seção “Correio Técnico” fecha este trabalho, como sempre mostrando as dúvidas mais freqüentes e interessantes enviadas pelos leitores.

Esta edição dá continuidade à fase da Revista PnP apelidada de “Série Bronze”. Para mais detalhes sobre esta série entre em nosso site na página www.revistapnp.com.br/bronze.

Boa leitura!

Conteúdo desta edição

Clique nos links para ver a primeira página de cada artigo:

Manutenção

Tudo sobre formatação de PCs

Muita gente acha que a formatação de um PC resolve todos os problemas. Pior, a qualquer defeito que um micro apresente vai logo formatando o HD e reinstalando o Windows. Mas a experiência nos ensina que não é bem assim, só em certos casos é preciso mesmo refazer toda a instalação de um PC, mas se for para fazer que se faça direito. Vamos analisar quando realmente é preciso formatar um PC e como proceder para realmente fazer o computador voltar a funcionar normalmente, como manda o figurino. Damos dicas, também, para saber o quanto cobrar por um serviço de formatação de PC.
• Quando realmente é necessário formatar?
• O que se pode esperar? Quais são as alternativas?
• Consertar ou jogar fora?
• Preparando o campo de trabalho
• Recuperação com o próprio Windows
• Colocando a salvo os dados do usuário
• Traçando um plano de ação
• Formatando o HD
• Instalando o Windows passo-a-passo
• Instalando todo o hardware (“drivers”)
• Completando a instalação e testando
• Quanto cobrar pelo serviço

(clique para ampliar

Sistemas Operacionais

Instalação profissional do Windows 10

Já ficou confirmado que o Windows 10 veio para ficar, deixando para trás as versões anteriores do sistema operacional da Microsoft. Mas quais são as novidades, porque tantas versões? Como é a instalação, tem alguma coisa nova? Instalar pelo Windows Update ou seria melhor usar um DVD? Porque os Service Packs sumiram? Dúvidas assim surgem porque o Windows 10 trouxe novas formas de fazer as coisas. A Microsoft vem mudando com ele e é obrigação não só dos técnicos mas também dos usuários manterem-se atualizados, para tirar o máximo proveito deste sistema poderoso e ao mesmo tempo amigável, cada vez mais presente na vida de todos.
• Análise das versões lançadas até o primeiro aniversário do Windows 10
• As versões (edições) e suas características
• Mídias e formas de entrega (OEM, VL, Retail...)
• Como conseguir os instaladores
• O Windows 10 e o controle da pirataria. As técnicas de ativação pirata.
• 32 ou 64 bits: qual escolher?
• Preparando a instalação: BIOS versus UEFI
• Passando o instalador para um pendrive
• Como instalar o Windows 10 em modo UEFI

(clique para ampliar

Aplicativos

GPS: trocando o software, atualizando e configurando

Os aparelhos de GPS automotivo estão por aí há décadas e estão correndo o risco de serem trocados pelos aplicativos de celular como o Waze. Mas acontece que os GPS nunca foram tão baratos e poderosos, funcionam sem internet e não acabam com a bateria do celular. Fora estas grandes vantagens, nunca foi tão fácil atualizar os mapas e trocar o software, deixando o GPS do jeito que a gente gosta e, de quebra, nos avisando de quase todos os radares que os governos andam espalhando por aí. Fora tudo isto, a compra, venda e atualização dos aparelhos de GPS pode ser uma atividade complementar rentável para os técnicos de informática.
• Como funciona o GPS
• Discussão: ainda vale a pena comprar um GPS automotivo ou é melhor migrar para um App de celular?
• GPS automotivo não passa de um PC em miniatura
• Entendendo o mundo dos GPS automotivos
• Porque escolhemos o Aquarius Quatro Rodas e o navegador iGO
• Versões do navegador iGO
• Obtendo e instalando o navegador iGO Amigo
• Estrutura de pastas e configurações do arquivo SYS.TXT
• Troca, atualização e configuração dos mapas e dos radares
• A parte legal da detecção de radares. Pode ou não pode?

(clique para ampliar

Engenharia financeira

Quanto cobrar pelos meus serviços?

Todo profissional que vive da prestação de serviços precisa saber quanto custa sua hora trabalhada. Afinal o dinheiro dele vem, em última análise, da venda do seu tempo. É difícil medir conhecimento e experiência, então o mais palpável para por preço numa prestação de serviços acaba sendo o tempo gasto. Conheça esse método prático para determinar o valor da hora-técnica de pequenas empresas de prestação de serviços e veja como usar esta informação para calcular o preço a ser cobrado do cliente.
• A questão custo versus preço
• Conceituação teórica: métodos para calcular o valor de um serviço
• Porte da empresa e os métodos de custeio
• A questão do faturamento mensal
• Quantidade de horas por mês e por dia
• Exemplos de cálculo do valor da hora-técnica e do preço de venda
• O que fazer se meu preço está acima do mercado?

(clique para ampliar

Relacionamento

Cliente dispensou o técnico. O que teria acontecido?

Quem trabalha por conta depende de seus clientes. Sabendo disto procura atender bem para sempre ter serviço, na esperança de que seus clientes o indiquem para outros. Só que às vezes acontece justamente o contrário, quer dizer, assim que o cliente se organiza acaba é mandando o técnico embora em busca de soluções mais baratas. Mas será que sai mesmo em conta, mandar embora um profissional que estava desempenhando seu papel, para ficar na mão de gente mais barata e menos qualificada? Será que o problema é realmente pagar menos ou pode ser que tenha mais alguma coisa envolvida?
Histórias relatadas nesta edição:
• O cliente “cineasta”
• Amigo assim ninguém merece
• Cliente e funcionário traidores
• Árvore que dá bons frutos...
• Nossas reflexões e conclusões sobre os fatos relatados

(clique para ampliar

Opinião

Será que o Brasil vai entrar numa nova era?

A saída da presidente Dilma marca o fim de um ciclo e começo de outro. Independentemente de quem vai assumir o poder, as coisas estão mudando e precisamos nos preparar para o que está vindo por aí.

(clique para ampliar

Serviço

Correio Técnico

Seleção das dúvidas enviadas pelos leitores, devidamente respondidas por nossos especialistas. Nesta edição:
• Instalação pirata do Windows não conclui porque fica pedindo serial
• Programa Ccleaner é confiável?
• Windows 10 demora muito para carregar o Google Chrome
• Windows fica atualizando o tempo todo e não consigo usar
• Windows Update não progride, fica parado no download
• Gravador de DVD dá erro em mídias de 8 GB
• Falha na energia elétrica afeta a rede wireless
• Fibra ótica é muito melhor que conexões ADSL ou Cable?
• Memória de servidor queimou e não acho uma que sirva. O que fazer?
• Como melhorar o som do PC
• Trocou teclado de notebook mas não resolveu
• Mensagem de “Internet limitada ou sem acesso a internet”
• Memória não funciona num notebook
• Como saber quanto custa uma folha impressa?
• Placa de rede não funciona em um dos slots
• Como entrar em modo seguro no Windows 10

(clique para ampliar
Capa da Revista PnP nº 34
Clique para ampliar

Ver edição anterior
Este é o resumo da Revista PnP nº 34
Ver próxima edição

COMENTÁRIOS
Nossos leitores já fizeram 1 comentário sobre esta edição:
De: Gonçal_m (em 27/11/2016 - 17:39)
Edição excelente!
Valeu a pena esperar por esta edição. Ela tirou antigas dúvidas que eu tinha. Parabéns a toda a equipe da Revista Pnp, está show de bola!
Comente você também:

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.