Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  

Erratas da Revista PnP

A elaboração de uma publicação técnica como a PnP exige que os textos e ilustrações sejam feitos e refeitos várias vezes até chegar na forma impressa, para refletir as informações mais recentes e confirmadas, sem falar dos testes exaustivos que são feitos para termos certeza de que os leitores conseguirão realizar os tutoriais que publicamos. É algo muito diferente de se escrever, por exemplo, para um blog ou para um jornal, onde o texto original será publicado com poucas modificações em relação ao instante em que foi criado.

Com isso, alguns erros acabam escapando à revisão, por mais cuidado que tomemos durante o processo de produção da Revista PnP. Por isso é que criamos esta seção, onde relacionamos os erros que foram percebidos, de forma que os leitores possam corrigir seus exemplares e ficar com as informações o mais fidedignas quanto possível.

Caso você tenha encontrado algo errado e que não conste aqui, por favor envie-nos para que analisemos e, caso realmente seja uma falha, possamos publicar aqui o quanto antes.

Edição Errata e respectiva correção
Revista PnP nº 20 - Roteador: configuração básica e avançada
Artigo: Roteadores: configuração básica e avançada, página 24

No item 7 (lado esquerdo superior), no título do tópico, onde se diz “Resetar o roteador”, na verdade o certo seria “Reinicializar o roteador” ou dar um “Reboot no roteador”, pois “resetar” equivale “voltar à configuração padrão de fábrica”, que não seria o caso. No palavreado técnico do dia-a-dia é compreensível e aceitável dizer “resetar o configurador”, mas se levarmos a sério a terminologia técnica o certo mesmo seria “reinicializar o roteador” (agradecemos ao leitor Carlos Henrique Lago pela constatação da errata e pelo envio da dica)
Revista PnP nº 14 - Clonagem de HDs e Instalação Automática do Windows
Artigo: Correio Técnico, página 10

Onde está escrito:
“Este controle QoS do BrazilFW atenderá bem à necessidade de controlar quanto cada estação pode consumir da banda de internet disponível na conexão. Veja este pequeno teste que efetuamos numa conexão com capacidade máxima de 3 Gbps (3000 Mbps) para download e 512 Mbps para upload...”
O correto é:
“Este controle QoS do BrazilFW atenderá bem à necessidade de controlar quanto cada estação pode consumir da banda de internet disponível na conexão. Veja este pequeno teste que efetuamos numa conexão com capacidade máxima de 3 Mbps (3000 Kbps) para download e 512 Kbps para upload”
Revista PnP nº 13 - Manutenção de notebooks, Redes e roteadores wireless
Artigo: Entendendo os roteadores, página 49

Onde se lê “A velocidade máxima costuma ser menor do que as obtidas com as redes cabeadas, em especial se pensarmos nas modernas redes cabeadas de 1Mbps ou até mais velozes” o correto é “1Gbps” ou invés de “1Mbps”.
Revista PnP nº 13 - Manutenção de notebooks, Redes e roteadores wireless
Artigo: Entendendo os roteadores, página 28

Tanto na rede ilustrada na figura 1, quanto no corpo do texto, está indicado o uso de um SWITCH, logo o que é dito “...quando os arquivos estão sendo transferidos utilizam quase toda a capacidade da rede local...são vistos por todos...cada um examina o pacote de dados...” e daí em diante. A descrição tal como foi colocada está no que se refere a um switch. O que o autor descreveu na verdade é um HUB e não um switch, para o qual as descrições são diferentes. Pedimos aos leitores que corrijam seus exemplares, trocando a palavra SWITCH por HUB.
Revista PnP nº 10 - Defeitos mais comuns dos micros, Sistemas RAID
Artigo: Montando um sistema RAID no Windows, página 54

Faltou listar o Windows XP onde se lê “Para criar os discos dinâmicos você precisa estar rodando Windows 2000 Server, Windows 2000 Advanced Server, Windows 2000 Datacenter Server ou, ainda, as versões Standard, Enterprise ou Data Center do Windows Server 2003”.
Revista PnP nº 10 - Defeitos mais comuns dos micros, Sistemas RAID
Artigo: Formas de implantação de redes, página 17

Na figura 4, onde se vê um layout físico de um modelo de rede, no switch da sub-rede do escritório, o mesmo deveria estar conectado via cabo ao roteador que esta por traz do modem
Revista PnP nº 9 - Manutenção de PCs, Cabos de par trançado
Artigo: O básico das motherboards, página Todas do artigo

O termo PCI Express foi erroneamente abreviado como PCI-X, que é uma notação também usada na literatura americana, e não como PCI-E, que é a mais comumente usada no Brasil.
Revista PnP nº 7 - Quanto cobrar um serviço, Virtualização com o Vmware
Artigo: Montagem de tabelas de preço, página 63

Está errado o resultado da fórmula na linha 13 está errado. Onde se lê “P = R$ 1.225” leia-se “P = 1.177”.
Revista PnP nº 7 - Quanto cobrar um serviço, Virtualização com o Vmware
Artigo: Quanto cobrar um serviço?, página 57

mostra o valor da hora técnica de R$ 47,33
Revista PnP nº 6 - Técnicas de Backup, Discos de Boot
Artigo: Técnicas de backup, página 27

Os comandos corretos são estes: PKZIP -a -eX -whs -o -sPazAmor LPCD "C:Arquivos*.*"
XCOPY "C:Arquivos*.*" D: /S /V Os termos “XPTO” e “PRG” entraram erradamente no texto.
(enviado pelo leitor Sérgio Cacau)
Revista PnP nº 6 - Técnicas de Backup, Discos de Boot
Artigo: Correio Técnico, página 6

A tensão indicada no conector ATX da figura 3 é de -12V e não de +12V como saiu publicado.
Revista PnP nº 4 - Reparação de Placa Mãe, Instalação profissional do Windows
Artigo: Instalação profissional do Windows XP e Vista, página 13

Há um erro de revisão que impede a realização do programa para apagar totalmente as instalações anteriores de Windows. Para executar corretamente, basta dar um ENTER antes do último “a” na primeira linha, como mostra esta figura. Feito o programa, é só formatar um disquete com o sistema de boot, copiar o programa para lá, iniciar por este mesmo disquete e acionar o programa que acabou de criar. O LIMPAMBR pode ser baixado já pronto, clique aqui
Revista PnP nº 1 - Migração de dados, Micro desktop com Ubuntu Linux
Artigo: Correio Técnico, página 5

Na página 5(Correio Técnico), no item “bits, bytes, gigabytes” foi colocado no início que “1 bit = 8 bytes” quando o certo é “1 byte = 8 bits” Faltou um esclarecimento a respeito dos 1000 ao invés de 1024. Quando uma fabricante de peças utiliza o 1000 ao invés do 1024, costumam seguir convenções internacionais, como os fabricantes de HD fazem. foi colocado na revista que “KB que é o equivalente a 1000 bytes”, com os MB e GB também, isso pode gerar mal entendidos principalmente com quem está iniciando na informática.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.