[Revista PnP] Windows 2000 em micro PCChips 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Windows 2000 em micro PCChips

Questão colocada pelo leitor

Instalei o Windows 2000 Server Family em uma máquina K6-2/400 MHz com placa mãe PCChips 585LMR com BIOS atualizado, 128 MB de RAM, placa de vídeo SIS 6326 PCI.

O sistema está funcionando direitinho mas ocorre um conflito de dispositivo, com aquela famosa “telinha” pop-up – “erro na inicialização de algum dispositivo ou driver use o visualizador de eventos e tal...”.

No gerenciador de dispositivos aparece a controladora de vídeo em conflito, mas o adaptador de vídeo está normal. Já atualizei o driver através do CD de instalação da SIS 6326 mas não resolveu – o conflito continua. O poderia fazer para eliminar este conflito?


Nossa respostaPlacas integradas como a PCChips 585 costumam dar alguns conflitos de IRQ e endereçamento de memória com o 2000, é preciso verificar no gerenciador de dispositivos de que natureza exatamente é o conflito.

Pode-se também remover a placa de vídeo no Painel de Controle, reinicializar e deixar o Windows detectar o hardware para instalar o driver que achar mais apropriado.

Outra possível solução é configurar o Setup habilitando o recurso ALOCATE IRQ TO VGA, evitando problemas pelo fato do Windows usar o mesmo IRQ com outros dispositivos.

Pode ocorrer também do Windows estar instalando, além do driver para a placa de vídeo 6326, um outro driver para o VGA padrão. Neste caso, deve ser removido o driver e o arquivo INF do 6326 e modificado do driver VGA padrão para o driver da 6326.

Outra dica para o 2000 é que o recurso ACPI (Advanced Configuration and Power Interface) deve ficar habilitado no setup antes de fazer a instalação. Se por um acaso foi feita a instalação com este recurso desabilitado, deve-se habilitá-lo e reinstalar o sistema para tirar total proveito dos recursos Plug and Play. Em um computador ACPI o sistema operacional, e não o hardware, configura e monitora o computador determinando os programas que estão ativos e gerenciando os requisitos de energia dos subsistemas e periféricos de seu computador direcionando a energia para os dispositivos conforme seja necessário.

Como o Windows 2000 controla os recursos e a configuração de seu computador, você poderá instalar dispositivos de hardware Plug and Play sem precisar reiniciá-lo. Como a placa-mãe utilizada não tem suporte total ao ACPI, poderá ser necessário efetuar algumas configurações manuais e reiniciar seu computador ao instalar novos dispositivos de hardware.


Publicado em 17/01/2006 às 00:00 hs, atualizado em 02/02/2006 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.