[Revista PnP] Lançada nova versão do Windows 10: Creators Update (build 15063) 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Lançada nova versão do Windows 10: Creators Update (build 15063)

Por Iberê M. Campos equipe

A Microsoft lançou uma nova atualização do Windows 10. Denominada Creators Update, sua data de lançamento oficial é 11 de abril de 2017, mas a versão já estava disponível antes disto para quem participa do Windows Insider Program. O Windows 10 Creators Update em si recebeu o código de build 15053.0, mas existe um Update cumulativo que muda a build para 1703. O assistente de atualização do Windows 10 vai atualizar qualquer Windows 10 Home ou Pro para o Creators Update. Quem precisa atualizar mais de uma máquina e não quer fazer isto pela internet, pode baixar a Ferramenta de Criação de Mídia e baixar um instalador em formato ISO ou pendrive. Pode, também, comprar a mídia de instalação já pronta para uso no site da Revista PnP. Novas versões (“builds”) do Windows 10 continuarão a sair, em especial dando seqüência à série “Redstone”.

Se você não tem conexão de internet boa e quer testar o novo Windows, a Thecnica Sistemas oferece a mais recente versão do Windows 10, gravadas em DVD e pronta para uso, veja aqui

O que há de novo no build Windows 10 Creators Update

A versão Creators Update adiciona vários recursos ao Windows 10. Os mais visíveis e dignos de nota estão listados a seguir:

Modo de jogo (“Game Mode”) – Os jogos rodam em vários sistemas operacionais, mas para a maior parte dos jogadores a plataforma preferida é o Windows. Para estes, o novo Windows 10 tem um modo de funcionamento dedicado especificamente aos jogos. Os recursos são retirados de tarefas que rodam em segundo plano para serem redirecionados para o jogo que estiver rodando. Ainda não ficou claro se isto vai fazer muita diferença e em que jogos, mas é possível afirmar com certeza que isto será mais importante quanto mais fraco for o hardware. Em especial, micros portáteis sempre rodam mais lentamente que seus equivalentes de desktop que tenham o mesmo hardware, e nestes casos qualquer ganho de performance pode ser bem-vindo.

Paint 3D – O clássico programa de pintura da Microsoft finalmente ganhou um upgrade de peso e entrou na era moderna. Agora renomeado para Paint 3D, continua sendo um programa leve para editar e cortar imagens, para desenhar e colocar textos simples. A diferença da nova versão é que ela também permite criar imagens em 3 dimensões (3D), pegando imagens simples e transformando-as em formas 3D. Também permite importar e criar formas 3D, além de oferecer várias ferramentas novas. O novo paint certamente é gostoso para brincar, mas provavelmente não será uma ferramenta séria e profissional para se trabalhar em 3D.

Captura 3D – Complementa o novo Paint 3D. É um novo recurso que será útil para os smartphones e possíveis novos tablets. Usa a câmera do dispositivo para escanear um objeto físico e transformar as imagens num modelo 3D digital. Basta apontar para o objeto e mover a câmera ao redor do mesmo, de maneira similar a quando se escaneia lentamente uma área para tirar uma foto panorâmica. É claro que o escaneamento é amador, serve apenas para brincadeiras domésticas e está longe dos sistemas de modelagem 3D profissionais.

Luz noturna (“Night Light”) – Seguindo o caminho já traçado pela Apple, Google e outros desenvolvedores de software, o Windows 10 agora oferece um controle de luz noturna, que reduz a quantidade da cor azul emitida pela tela seja a pedido do usuário ou automaticamente depois do pôr do sol. Isto é feito porque as ondas de luz azul no final do espectro visível tira o sono das pessoas. Por isso, a idéia é reduzir a emissão de azul e deixar uma paleta de cores mais quente para evitar que as pessoas tenham insônia se ficarem até tarde lidando com seus PCs.

Travamento dinâmico (“Dynamic Lock”) – Usa o sinal Bluetooth vindo de um smartphone para adivinhar se uma pessoa está efetivamente sentada na frente do PC. Se não estiver, vai travar a tela. Uma vez tendo feito login, contudo, o PC funciona normalmente enquanto usuário estiver ali e vai travar quando ele sair de seu posto, desde que ele carregue o smartphone consigo.

Browser Edge – O navegador padrão do Windows 10 também foi melhorado. Agora é possível, por exemplo, salvar diversas abas para recuperá-las depois. Alguns elementos do Adobe Flash vêm bloqueados, sempre preciso clicar para que eles rodem. O Edge agora tem suporte nativl para o Microsoft Wallet, o sistema de pagamentos da Microsoft para fazer compras on-line.

Pastas do menu Iniciar – O menu Iniciar fez uma volta completa. Primeiro ele só tinha pastas numa lista. Depois veio uma página cheia de ícones, depois um menu de ícones menores que apareciam quando se colocava o mouse em cima. Agora, os usuários podem colocar estes ícones dentro de pastas, como era antigamente, antes do aparecimento do Windows 8 e sua interface “Modern’. A aparência é diferente do menu Iniciar antigo, lembrando mais as pastas dentro de um dispositivo Android ou iOS, mas a função é a mesma.

Maior privacidade – Com o Creators Update, a Microsoft reduizu a quantidade de dados que coleta em nossos computadores, necessários para oferecer suporte a várias funções e, sua grande parte, segundo a empresa, são usados para detectar e corrigir problemas. Agora os usuários podem habilitar ou não a coleta de vários itens usados para instalar ou atualizar o Windows para uma nova versão.

Central de ações – Foi melhorado, com controles deslizantes tanto para o volume do som quanto para o brilho da tela. Permitem ajustar em incrementos menores que os 25% oferecidos nas versões anteriores do Windows 10 através da Central de Ações.

Existem vários outros aperfeiçoamentos, principalmente na integração do Windows com dispositivos de realidade virtual e também com os outros aplicativos da Microsoft, em especial aqueles do pacote Office. Por baixo de tudo isto estão embutidos várias atualizações anteriores e a correção de diversos bugs. Quem já está usando o Windows 10 atualizado não vai sentir grande diferença da versão Creators, mas quem vai fazer uma instalação nova ganha um bom tempo instalando direto a versão Creators ao invés das anteriores, evitando aquelas intermináveis atualizações.

Veja também o artigo Windows 10: as idéias por trás do projeto e o que vem por aí onde mostramos as idéias básicas do projeto do Windows 10.

IMPORTANTE:
• O Windows 10 está mostrado discutido em profundidade na Revista PnP nº 34 nos artigos “Instalação profissional do Windows 10”. Sugerimos a leitura deste artigo para um melhor entendimento e análise do que o Windows 10 representa para os técnicos e seus clientes.
• A mídia de instalação oficial pode ser adquirida direto da Revista PnP, testada e pronta para uso, sem vírus ou qualquer modificação. Vide aqui



Publicado em 07/04/2017 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.