[Revista PnP] Windows não inicializa e dá mensagem de “TFGHT is compressed” 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Windows não inicializa e dá mensagem de “TFGHT is compressed”

Questão colocada pelo leitor

Recentemente apareceu um cliente no meu laboratório com um problema em seu notebook que nunca havia visto: quando o micro é ligado, o Windows não carrega e aparece a mensagem “TFGHT is compressed Press CTRL+ALT+DELETE to restart”.‎ Esse notebook continua aqui por que o cliente quer a o problema resolvido sem que eu formate o HD, o famoso trauma da formatação que ele já passou em outros laboratórios. Fiz algumas pesquisas na internet mas mesmo com os resultados obtidos não consegui resolver o problema. É por isso que estou mais uma vez procurando a resolução do problema via Revista PnP, da qual sou assinante e fã número 1 desta publicação tão conceituada.


Nossa respostaEsta mensagem costuma aparecer quando o disco rígido foi compactado, usando a ferramenta do próprio Windows, para abrir mais espaço livre na unidade. Quando o gerenciador de boot (BootMGR) é comprimido também, aparece a mensagem relatada pelo leitor. Porque isto acontece? Não se sabe ao certo, mas ao que parece é que, por alguma razão qualquer, o defeito começou no Windows Vista e foi herdado pelo Windows 7 e Server 2008. Quando o Windows comprime o BootMGR o Vista e o Windows 7 não conseguem inicializar a partir dele, resultando na mensagem de erro citada. Para resolver o problema não é preciso reformatar o HD e reinstalar o Windows, em geral se resolve descompactando o HD, da seguinte forma:
  1. Inicialize o computador a partir do DVD de instalação do Windows (Vista ou Windows 7) ou então através de um pendrive de instalação do Windows (no caso de um netbook). Pode ser necessário pressionar ESC e F8. Se você não tiver um disco de instalação do Windows, poderá criar um disco de recuperação do Windows e usá-lo para as etapas a seguir.
  2. Aguarde até iniciar o carregamento dos arquivos. Se recevber a mensagem de que o BootMGR está comprimido enquanto estiver carregando o sistema, então reinicie o computador e entre no setup do BIOS, carregue os padrões definidos pelo fabricando do computador, e mude a prioridade do boot, de forma que o DVD (ou pendrive) seja o primeiro a ser carregado.
  3. Quando tier carregado o boot a partir do DVD, escolha a opção Reparar seu computador.
  4. Selecione o sistema operacional e clique no Carregar Drivers
  5. Deve aparecer uma mensagem, clique em Sim.
  6. Depois disto, navegue até o disco C:, clique nele com o botão direito, vá em Propriedades e na aba Avançado.
  7. Retire a seleção da opção Comprimir este disco para economizar espaço em disco, e repita isto de novo.
  8. Se houver outros discos no sistema, repita as etapas 6 e 7 para todos os discos locais, isto é, retire seleção da opção de comprimir todos os discos locais.
  9. Agora dê um duplo clique no disco local C: e certifique-se de que não já mais nada nele nomeado com texto em azul.
  10. Se houver, repita a etapa 7. Depois que fizer tudo isto, poderá reinicializar normalmente o computador e, quando isto acontecer, o problema estará resolvido. Note-se, entretanto, que poderá demorar horas até que o HD seja descompactado, dependendo da velocidade do processador, do chipset e do próprio HD, sem falar da quantidade de arquivos.
Em geral é isto, ou seja, basta reverter o processo de descompactação do HD e o micro deverá reinicializar corretamente. Note-se, no entanto, que o HD precisa ter espaço livre suficiente para acomodar todos os arquivos em seu formato descompactado. SE isto não for possível, será preciso colocar o HD em outro micro com Windows Vista ou 7, deletar alguns arquivos até abrir espaço suficiente e depois tentar descompactar o HD no seu micro de origem.


Publicado em 10/06/2012 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 2 COMENTÁRIOS sobre este artigo:
De: Renato (em 12/01/2013 às 23:32 hs)
Problema no PC
O meu pc está com esse problema, porém segui esse procedimento indicao na estapa 1 e não abre nada e continua na mesma página... Quero ajuda de vocês.
De: tatau (em 19/04/2013 às 17:07 hs)
Problema resolvido
Referente ao problema citado, quero dizer que o método comigo funcionou perfeitamente aplicando numa máquina de cliente, embora a mensagem de erro ter aparecido diferente(BOOTMGR IS COMPRESSED) com windows 7. Para complementar, usei o CD do windows como ferramenta!

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.