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Trocou o HD mas o erro de tela azul do Windows continuou e deu erro no mesmo trecho do HD

Questão colocada pelo leitor


Há algum tempo recebi uma máquina em minha oficina e este PC tinha um Windows 7 Professional instalado que dava tela azul sempre que ele iniciava, mas que era bastante rápida, dava a tela azul e rapidamente reiniciava. Passei um checkdisk e quando chegava em um certo ponto ele travava, então já desconfiando do HD então resolvi passar o HD Regeneration. O hd é um Seagate 80gb SATA, em apenas alguns minutos executando o disco rígido continha mais de 800 erros e recuperados pouco mais de 780.

Não cheguei a terminar o processo, pois o HD Regeneration acusou um erro em que dizia que a verificação não podia continuar, ou algo do tipo. Passei o programa novamente e continuou a acusar o mesmo erro, neste momento o Windows já iniciava normalmente então agendei uma verificação de Checkdisk, tanto a do próprio Windows quanto as de alguns LiveCDs travavam em 45% do 4º passo. Era sempre neste ponto, então condenei o HD e acho que isso foi um erro. Por se tratar de uma máquina um pouco antiga esse PC era usado como banco de dados dos produtos que entram no comércio dele, sugeri ao cliente a compra de um computador novo, pois pelo o que verifiquei na placa mãe tinha uns 9 capacitores gordinhos, ou de pelo menos um HD novo. Tenho vários HDs usados em minha oficina de 40 e 80 GB IDE em que aproveito de sucatas, sempre zero eles e passo o HD regeneration para me certificar de que estão bons.

Ele optou por trocar o HD, então peguei um HD usado (Samsung de 80 GB IDE) que tinha acabado de tirar de um de minha maquinas, zerei com o Linux, passei o HD Regeneration, e antes de passar para o cliente eu testei com um daquele programinhas que fazem diversos testes no HD, cujo o nome não me recordo agora, enfim, eu garantia que este hd estava sem problema, então coloquei na máquina, instalei o sistema operacional e entreguei. Quando foi no último sábado o cliente liga para minha oficina e diz que o computador está com o mesmo problema, chegando em sua loja fiz o backup do banco de dados e levei para a oficina, quando eu liguei a máquina me deparei o mesmo problema do HD antigo: quando o Windows iniciava dava tela azul, eu nem conseguia nem ver o tipo de erro e já reiniciava, passando o HD Regeneration deu o mesmo tipo de erro, o checkdisk também travou, enfim, voltaram-se os mesmos problemas.

As memórias estão boas, mas a placa-mãe, como já tinha dito acima, tem 9 capacitores provavelmente com problema. Pelos testes que fiz a fonte parece estar boa, para esse teste uso um daqueles testadores de fontes bastante vendidos em lojas de ferramentas. O aterramento não tem defeito a polaridade da tomada também está certo.

Com todas essas situações não sei mais o que fazer para resolver, ou que pode esta causando este problema. Gostaria saber, se possível, o que poderia esta causando este erro, se teria alguma possível solução.


Nossa respostaA primeira providência é reparar a placa-mãe. Estes capacitores estourados precisam ser reparados e a placa precisa ser testada exaustivamente. Os erros causados nos HDs podem ser causados pela placa-mãe, por problemas de reinicialização aleatória ou falhas no armazenamento das memórias. Aliás, as memórias também precisam ser testadas, usando programas como o MEMTEST ou o testador de memórias do Ubuntu Linux Live CD.

Mas note que ambos os HDs de 80 GB devem ser antigos e da mesma época, portanto não é de se estranhar que estejam todos chegando ao final da vida útil aproximadamente na mesma época.


Publicado em 24/05/2012 às 00:00 hs


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