[Revista PnP] Atualização de Windows Starter para Ultimate: se é viável ou interessante, e como fazer 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Atualização de Windows Starter para Ultimate: se é viável ou interessante, e como fazer

Questão colocada pelo leitor


Tenho um PC que veio com o Windows 7 Starter Edition. Queria atualizar para o Windows 7 Ultimate, tem algum problema? Tenho o serial do Ultimate que peguei na internet, por favor me ajude. Desde já, desejo que Deus ilumine os caminhos do pessoal da PnP e que vocês possam continuar a nos ajudar...


Nossa respostaO Windows 7 Ultimate é bem mais pesado que o Starter Edition e não vemos vantagens em usá-lo em micros que vieram de fábrica com o Starter Edition. Em geral, micros que saem de fábrica com o Starter Edition são máquinas mais fraquinhas e baratas, daí a escolha da fábrica pela versão mais leve. Mesmo que fosse um hardware que comportassee o Windows 7 Ultimate, achamos que a melhor versão de Windows 7 para a maioria dos usuários é a Home Premium, e não a Ultimate. Esta última é muito mais cara e pesada, e suas supostas vantagens interessam apenas a uma pequena parte dos usuários. Demais a mais, o importante para o usuário é quais aplicativos ele vai rodar, e não exatamente qual Windows está por trás. O que interessa é o Windows fornecer o suporte adequado ao hardware, deixando tudo funcionando.

Assim, para responder à pergunta se é viável migrar para o Ultimate, é preciso verificar se o micro tem hardware adequado para suportar uma versão mais poderosa. O Home Premium e versões mais poderosas (como a Ultimate) precisam de pelo menos 2 GB de RAM e uma placa de vídeo capaz de rodar DirectX 10 e a interface Aero.

Resposta do leitor: Perfeito, entendido. E quanto ao serial que peguei da internet? Dizem que ele é válido, tem algum problema? O micro tem 2 GB de RAM, mas não tenho informações sobre a placa de vídeo...

Não há garantia de que o serial vá funcionar, por isso faça um backup da sua instalação atual ou então certifique-se de que possa refazê-la caso o upgrade falhe. Lembre-se que o Windows Starter não vem com DVD de instalação, por isso para reinstalá-lo é preciso fazer uma imagem do HD ou então ter uma versão FULL do Windows 7 (desta que se vende em caixas nas lojas) e que contenha o instalador da versão Starter.



A ativação do Windows 7 se dá por uma conjugação entre o serial, a mídia usada para instalação e o BIOS do computador. Tudo deve estar casado, não é só o número de série. Existem alguns “ativadores” na internet que passam por cima de tudo isso, mas a chance de alguém pegar um spyware ao tentar encontrar estes ativadores é grande. Sinceramente, não acreditamos que valha a pena tentar mudar o Windows, a não ser pelos efeitos visuais que existem nas versões Home Premium e superiores, capazes de rodar a interface Aero. Mas estas versões são mais pesadas e resultam em maior consumo dos recursos do hardware, por isso é que alertamos para o fato do micro ter potência suficiente para fazer um upgrade do Windows. Fora essa parte visual, neste micro em questão o que se fará com a versão Starter é o mesmo que fará com as outras versões...


Publicado em 18/12/2011 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 4 COMENTÁRIOS sobre este artigo:
De: Daniel (em 13/01/2012 às 23:55 hs)
Atualização do Starter para Ultimate
Sou grande fã da revista, mas desta vez não posso concordar com o afirmado acima. Não existe uma versão do Windows 7 mais pesada, até porque só existe uma edição: Ultimate. Todas as demais não passam de versões "castradas" do Ultimate. A grande diferença entre as edições são os recursos gráficos (Aero) e é isso que realmente exige um hardware mais potente. O grande truque é instalar o Ultimate com as "firulas" gráficas desativadas e usufruir do sistema completo. Sobre o Starter: Embora o Windows 7 tenha a versão Starter "menos ruim" que já houve, existem duas limitações que justificam e muito a migração para o Ultimate: A impossibilidade de fazer troca rápida de usuário e a dificuldade para trocar a imagem de fundo. Só isto já basta! Quem já precisou dizer para uma velhinha que ele não pode colocar uma foto dos netos como imagem de fundo sabe do que eu estou falando. Encontre entendimento muito semelhante ao meu em http://www.winajuda.com/2009/05/29/esclarecimentos-sobre-o-windows-7-starter/
De: IMCampos (moderador) (em 17/01/2012 às 10:43 hs)
Informação não procede
A respeito do comentário do leitor Daniel: reafirmamos o que foi dito no artigo, ou seja, no nosso ponto de vista o Windows Ultimate é mais pesado, sim, que o Starter e o Home Edition. Dizemos isto pelo número de processos que rodam em background, pelo consumo de memória e pelo consumo de recursos do processador, o que se traduz em menor performance se o hardware não for suficientemente potente. Quanto ao gosto pessoal isto não se discute, mas o fato é que as várias versões do Windows atendem a vários tipos de usuário. O Starter pode não ser interessante para o leitor Daniel, mas é bom para vários tipos de computadores que atendem a outros tipos de usuário. Não faz sentido rodar o Ultimate num netbook que só server para acessar a internet enquanto estamos na rua. Nós mesmos temos o Starter Edition instalado em vários computadores na redação, e não podemos falar nada contra ele. Está funcionando perfeitamente para as tarefas de escritório, de maneira rápida e segura. Existe também a questão do preço, que não é levado em conta por quem roda Windows pirata, mas que é importante para muita gente. O Starter e o Basic custa bem barato e já acompanha vários computadores, enquanto que o Ultimate precisa ser comprado à parte e custa caro, portanto seu uso só se justifica mesmo para quem precisa dos recursos avançados que ele traz, e podemos afirmar sem medo de errar que só uma parcela ínfima dos usuários vai utilizar esses recursos. Por isso mesmo é que a versão mais vendida, de longe, é a Home Premium que é a que vai atender à maior parte dos usuários. E a questão de poder ou não colocar papel de parede não é importante para tanta gente assim. Na verdade, este é um detalhe de pouca importância para muitos e muitos usuários.
De: Cerca (em 30/01/2012 às 01:18 hs)
troca do papel de parede
Não custa lembrar que existem programas que possibilitam a troca do plano de fundo do starter fácil fácil. Parabéns ao pessoal da PNP.
De: edutango (em 15/08/2012 às 00:06 hs)
perdi o ultimate
Bem amigos, cheguei aqui procurando pela possível atualizaçao do ultimate que perdi por causa do IOBIT UNISTALLER,, [ galera,,usem o REVO. é mais seguro.. fui deletar um processo do mouse a4tech oscar gaming e de repente o iobit desistalou todo [quase][meu HD.. tentei recuperar e nada então descobri que tinha um cd do win Starter original que veio no meu NOT e o instalei,, chegando a questão, está mais rápido ,bem mais rápido do que o ultimate, e eu preciso de agilidade pois meu uso [hobby] é jogar xadrez em 1 minuto, desisti do ultimate,, vou continuar com o levinho starter. Grato pelas dicas desse excelente site

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.