[Revista PnP] Windows XP não instala em HD de 500 GB da Samsung 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Windows XP não instala em HD de 500 GB da Samsung

Questão colocada pelo leitor

Estou com HD de 500 GB da marca Samsung onde estou tentando instalar o sistema operacional Windows XP. Durante a instalação, são copiados os arquivos da primeira parte e quando o micro reinicia aparece a mensagem “erro de disco... pressione crtl+alt+del para reiniciar”. Coloquei outro HD no mesmo e com ele o XP instalou normalmente com essa mesma placa-mãe da Asus. Daí fiz o teste inverso: peguei esse HD de 500 GB e coloquei numa outra placa-mãe, da Foxconn, onde instalou o sistema normalmente. Cheguei a passar o Htune e ele não detectou nenhum problema de bad cluster. O que vocês poderiam me auxilar? Tem algo de errado que eu esteja fazendo?


Nossa respostaPelo relatado, pode-se deduzir que está havendo alguma incompatibilidade entre o HD de 500 GB e a placa-mãe Asus. Existem algumas tentativas que se pode fazer:

• Experimente instalar o Windows 7 nesta mesma máquina. Se instalar normalmente fica confirmado que é alguma coisa ligada ao XP, talvez o driver da controladora.

• Pode-se também baixar a velocidade do HD, de SATA 3 para 2 ou de 2 para 1. Os HDs SATA costumam ter um jumper para fazer esta mudança.

• Pode também tentar algumas mudanças no BIOS, por exemplo, desativando o RAID (se tiver) ou então colocando o HD em emulação de IDE (se houver).

• Outra tentativa válida é modificar a ordem de boot no BIOS quando o micro reinicializa durante a instalação do XP, certificando-se de que ele vai dar boot a partir do HD e não do CD. Em algumas motherboards o instalador não “entende” que está durante o processo de instalação e não configura o BIOS e seus próprios arquivos para continuar a instalação a partir do HD.

• Ainda relacionado ao item acima, pode ser que o micro tenha leitores de cartão SD e durante a instalação esteja querendo inicializar a partir destes cartões, uma vez que eles assumem a posição de disco C automaticamente, ficando o HD para a letra F, G e além. O ideal, nestes casos, é desligar os leitores de cartões SD para que o HD fique efetivamente com a letra C e depois da instalação religa-se os leitores de cartões.

Fora isso tudo, devemos alertar para o fato do Windows XP ser um sistema ultrapassado, cada vez haverá menos suporte para ele nos micros modernos e novos. Não vemos mais motivos para continuar usando o XP, a não ser que o hardware não comporte o Windows 7 ou então que seja preciso executar algum programa realmente antigo e que não rode no Windows 7.


Publicado em 31/08/2011 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.