[Revista PnP] Windows XP não permite que se instale o Windows 7 por cima? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   DVDs e pendrives  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Windows XP não permite que se instale o Windows 7 por cima?

Questão colocada pelo leitor

Preciso instalar o Windows 7 (Seven) 32 bits em 2 computadores, um desktop e um notebook, ambos com bom hardware e que hoje estão com o Windows XP SP3. O problema é que não estou conseguindo fazer a atualização direta, isto é, instalar o Windows 7 em cima do XP existente. O instalador do Windows 7, após fazer uma análise, diz que é necessário fazer a instalação completa, em outras palavras, terei que re-formatar os HDs.

Peço ajuda no sentido de que me informem se existe alguma dica ou truque para que eu consiga fazer a instalação do Windows 7 sobre o XP, sem que seja preciso re-formatar o HD e “perder” tudo o que está instalado hoje. Já tentei utilizar o transferência fácil do Windows e não deu certo. Agradeço qualquer informação.


Nossa respostaA instalação do Windows 7 “por cima” de uma instalação pré-existente do Windows XP não é possível de ser feita de forma a manter os arquivos e configurações existentes, segundo explica a Microsoft no comunicado que está em http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/help/upgrading-from-windows-xp-to-windows-7. Neste mesmo comunicado é explicado como utilizar a transferência fácil do Windows, que possibilita salvar em um segundo disco os arquivos e configurações do usuário que estão numa instalação com o XP e levá-las até a nova instalação do Windows 7.

Além desta limitação técnica, a prática ensinou que para atualizar o Windows para novas versões sempre é melhor salvar os arquivos do usuário para reformatar o HD e fazer uma instalação limpa. Isto porque eventuais erros ou incompatibilidades que existissem na instalação anterior poderiam ser transferidas para a nova instalação e aí, se surgissem problemas, o técnico não teria como saber se eles foram originados pelo novo sistema, pelo antigo, pela transferência de erros ou pela incompatibilidade de programas.

O Windows 7 é bem diferente do XP, é muito mais seletivo em relação à quais drivers e programas podem ser instalados, não é uma simples atualização, mas uma grande e verdadeira mudança de plataforma. Ao migrar para o Windows 7, muitos usuários se surpreendem ao ver que seus antigos programas e periféricos não funcionam mais no Windows 7, e esta é uma grande fonte de frustração e de despesas inesperadas.

Por isso, no caso do leitor, o que sugerimos é que pegue um HD adicional, que possa ser formatado, e instale o Windows 7 nele, a título de experiência. Avalie o desempenho, a compatibilidade com o hardware do computador e o funcionamento com os periféricos como câmeras, som, impressoras e multifuncionais. Se estiver tudo em ordem e a contento, só então faça a cópia de suas configurações e arquivos da instalação anterior para liberar o HD para a migração definitiva do XP para o 7. E prepare-se, pois serão muitas e muitas horas fazendo testes e instalações até deixar tudo em ordem.


Publicado em 29/05/2011 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 1 COMENTÁRIO sobre este artigo:
De: LisandroCB (em 29/05/2011 às 20:15 hs)
Windows XP versus 7
Olá Revista PnP, muito obrigado pelas explicações. Realmente eu já fiz há algum tempo o que foi sugerido: instalar o Windows 7 num outro HD e testá-lo, tanto com relação a instalação e funcionamento de drivers, quanto dos programas que eu já utilizava anteriormente. Irei ler o artigo da Microsoft e utilizar a Transferência Fácil do Windows, para salvar todas as informações importantes da partição C e em seguida irei reformatar e instalar o Windows 7 a partir do zero.

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.