[Revista PnP] Porque o Windows 7 tem baixo Índice de Desempenho, mesmo quando está rodando bem? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Porque o Windows 7 tem baixo Índice de Desempenho, mesmo quando está rodando bem?

Questão colocada pelo leitor


Sei que o XP está com os dias contados, por isto resolvi fazer minhas experiências para substitui-lo. Por isso, recentemente instalei o Windows Seven em um computador que uso para testes, só para ver como ele se comportava.

Pude perceber que o sistema verificou o desempenho dele mesmo e relatou um “índice de performance” igual a 3,4 significando desempenho básico ou baixo, visto que a medição vai de 1 a 7,9.

Veja bem, o hardware desse micro é bom e deveria ser compatível, tem processador de dois núcleos, memória de 2G e aí por diante. Não sei porque ocorreu esta medição tão baixa, explique-me por favor.


Nossa respostaNormalmente o ponto fraco destas máquinas da linha Core é a placa de vídeo. É ela que obtém a menor marca e, pelo critério do Windows 7 (que é igual ao do Vista) acaba determinando a baixa pontuação final (vide foto acima).

Mas uma performance de 3.2 não é ruim, dá para usar o micro tranqüilamente, a não ser que a pessoa seja entusiasta dos games ou de outro aplicativo 3D devorador de recursos de vídeo.

É importante notar também a quantidade de memória RAM. O Windows 7 em si precisa de pelo menos 500 MB de memória RAM, e os programas atuais como Photoshop, Corel Draw e Office 2010 são grandes consumidores de memória, por isto 2 GB pode ser o mínimo dos mínimos para rodar aceitavelmente o Windows 7 com meia dúzia de programas abertos. O ideal seria colocar 4 GB ou até mais, entretanto aí seria necessário usar a versão de 64 bits do sistema operacional, uma vez que as versões de 32 bits – de qualquer sistema operacional – não conseguem reconhecer mais do que aproximadamente 3,5 GB.

O tipo da memória também deve ser levado em conta: como o Windows 7 roda muitas operações diretamente em RAM, a velocidade e capacidade de carga e descarga das memórias (timing) influenciam diretamente na performance do micro, por isso é melhor usar as DDR3 no lugar das DDR2 e preferir módulos de memórias com o maior clock que sua verba permitir.

Além de melhorar estes cuidados básicos, com a placa de vídeo e a memória RAM, sugerimos que se use a versão Home Premium do Windows 7. Esta é mais leve que a Ultimate mas tem tudo o que se precisa para rodar o micro no dia-a-dia. Os recursos da Ultimate só se justificam em casos muito específicos, só que estes extras ficam consumindo recursos preciosos do hardware, dando uma impressão de menor performance pois o micro demora mais para responder aos comandos.


Publicado em 07/09/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.