[Revista PnP] Qual é o melhor antivírus gratuito para você baixar? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Qual é o melhor antivírus gratuito para você baixar?


A internet é um ambiente fascinante e útil, porém perigoso. Além dos sites falsos, construídos especial e maliciosamente para infligir danos aos seus visitantes, há uma profusão de SPAMs, virus, worms, cavalos de Tróia... Enfim, quem está na chuva é para se molhar e na internet não é diferente, ou seja, quem está na rede pode efetivamente ser atacado ou contaminado se não estiver protegido. Num panorama destes torna-se óbvia a necessidade de ter um bom anti-vírus para diminuir os riscos e evitar prejuízos ao seu computador — e a você. A boa notícia é que é possível conseguir proteção aceitável gastando absolutamente nada.

Para muita gente (a maioria) os melhores anti-vírus são considerados caros. Existe a opção dos anti-vírus piratas mas estes, além de ilegais, costumam deixar o usuário na mão rapidinho. Porque isto acontece? É simples: você confiaria num anti-vírus que ele mesmo foi hackeado e violado? Claro que não, seria o mesmo que dar a chave de sua casa para um ladrão guardar.

Para quem não pode ou não quer gastar com proteção, nem tudo está perdido: acompanhe estas dicas e avaliações para obter a melhor proteção, é possível encontrar bons produtos sem gastar um centavo sequer.

A melhor pedida para o download de anti-vírus são os sites que oferecem download gratuitos, certo? Nem sempre. É preciso muito cuidado, porque nem todos são confiáveis. O correto é fazer o download dos seus anti-vírus apenas e tão somente nos sites dos próprios fabricantes ou indicados por eles. Em outras páginas, principalmente nos blogs, o arquivo pode ter embutido um código malicioso que causa estragos ao computador. Se achar difícil procurar o site do fabricante, você pode utilizar sites de downloads conhecidos e respeitados como o Baixaki (www.baixaki.com.br) ou o SuperDownloads (www.superdownloads.com.br) mas, mesmo assim, tome cuidado: existem muitos sites com nomes parecidos e que não são exatamente os citados acima.

Para manter a proteção, o anti-vírus precisa estar sempre atualizado, seja ele uma versão gratuita ou paga. Novas ameaças são lançadas a cada minuto e os fabricantes de anti-vírus estão atentos a isto, lançando atualização em cima de atualização tentando proteger ao máximo seus clientes. Aliás, esta é a grande diferença, atualmente, entre os anti-vírus gratuitos e sua versão paga, ou seja, a versão paga é atualizada mais rapidamente, garantindo uma proteção mais efetiva. O correto é deixar o anti-vírus configurado para atualizar-se automaticamente, ele mesmo vai ficar continuamente monitorando os lançamentos das atualizações e vai encarregar-se de baixar e instalar os novos arquivos.

Principais características dos anti-vírus gratuitos

Esta é uma das perguntas mais comuns que recebemos e a resposta, infelizmente, é um sonoro “depende”. A internet é extremamente dinâmica, assim como é a tecnologia. Assim, um anti-vírus que é ótimo hoje pode ser o pior amanhã, mas alguns padrões mais permanentes podem ser estabelecidos.

Com base em nossa própria experiência e nos exaustivos testes feitos por renomadas instituições internacionais, podemos apontar algumas características gerais dos anti-vírus gratuitos, confira:

Avira — O anti-vírus gratuito deste fabricante é denominado Avira Antivir Personal. O download deve ser feito em www.free-av.com. O Avira ainda é pouco conhecido no Brasil mas é uma boa opção, tendo alcançado ótimos resultados nos testes internacionais, comparáveis aos melhores anti-vírus pagos. A desvantagem do Avira é que consome mais memória durante a varredura e a versão fica abrindo janelas com publicidade da versão paga com freqüência acima do desejável. Mas basta fechar as janelas e pronto.

Avast — A versão gratuita deste fabricante é a Avast! Home Edition que deve ser baixado no próprio site da empresa, em www.avast.com. Mais popular que o Avira, o Avast é uma boa opção para proteger o seu computador. O Avast ficou conhecido pela interface um pouco confusa, mas a versão 5 melhorou bastante, hoje ela é comparável aos outros anti-vírus.

AVG — O AVG é um produto tradicional e já consolidado, e a versão 9 deste popular anti-vírus é bem interessante, tendo proteção não apenas contra vírus e spywares mas também contra sites maliciosos. O download pode ser feito na página do próprio fabricante em http://free.avg.com.

Microsoft — A fabricante do Windows entendeu que devia ela mesma oferecer proteção para seus usuários, e para tanto criou o Microsoft Security Essentials, que é um anti-vírus gratuito que pode ser baixado em http://www.microsoft.com/Security_Essentials. Por se tratar de um produto novo, ainda tem que evoluir até chegar ao nível dos demais produtos gratuitos. Sua vantagem é trabalhar totalmente integrado ao Windows, afinal, é um produto da mesma empresa e com a mesma lógica e aparência.

Bitdefender — Durante muitos anos este foi nosso anti-vírus favorito. Entretanto, a partir da versão 10 o produto começou a ficar instável e muito sujeito a erros. Assim, apesar da versão paga ter bons índices de detetecção, a falta de regularidade na qualidade não nos deixa confortável para recomendar este produto, que pode efetivamente atender bem em certas situações. A versão gratuita pode ser baixada em www.bitdefender.com/br.

Qual é o melhor anti-vírus gratuito?

Mas até agora não respondemos nossa pergunta inicial: qual é o melhor anti-vírus gratuito? Bem, como dissemos, a resposta a esta pergunta varia a cada instante. No geral, com exceção do anti-vírus da Microsoft, que ainda tem o que aprender, e do BitDefender, pelos motivos apresentados, os demais oferecem proteção aceitável. Pela nossa experiência diária com todos eles diríamos o seguinte:
• Avira - Tem uma taxa de detecção maior, mas não detecta bem os spywares e nem os sites maliciosos, além de não ter boas ferramentas de remoção.
• AVG - É bom na detecção, mas igualmente não tem boas ferramentas de remoção.
• Avast - Tem eficiência equivalente ao AVG e ao Avira, mas sua ferramenta de remoção é mais simples e eficiente.

Assim, dependendo do objetivo pode-se escolher uma ou outra opção, mas o bom mesmo é saber que, se você tem dificuldade em fazer download destes programa, pode encontrar todos eles devidamente arranjados para utilização imediata no DVD de Service Packs e utilitários da Thecnica Sistemas, que é uma “mão-na-roda” para os técnicos de manutenção e os usuários avançados, que ficam a todo instante reinstalando seus computadores.

Publicado em 29/04/2010 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

NOSSOS LEITORES JÁ FIZERAM 2 COMENTÁRIOS sobre este artigo:
De: Eugeniosc (em 30/04/2010 às 10:19 hs)
ANTIVÍRUS
Eminentemente técnica, enquanto didática, fica fácil assimilar os conceitos exarados na matéria. Por isso, ou seja, pela qualidade e abrangência, gostaria muito, além de parabenizá-los, poder receber informações semelhantes sobre a qualidade dos antivírus corporativos, isto porque, temos um servidos server 2008 e 20 máquinas à ele atreladas. Assim, não tenho uma idéia exata se deveria, por exemplo, instalar o antivírus no servidor, se deveria instalar nas máquinas e no servidor, ou se poderia ser melhor, apenas no servidor. Resta ainda sanar a dúvida que gerou este comentário/dúvida: qual é o mais seguro dos antivírus corporativos, aquele que poderia me dar a máxima segurança.
De: martinjmg (em 11/05/2010 às 22:02 hs)
Anti-virus 10 pontos
Para mim, depois de testar vários, entre eles os que vocês disseram acho o Avast o melhor. Recomendo a todos.

Comente você também:

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.