[Revista PnP] Erro de “DVD protegido” ao importar filme gerado pelo Pinnacle Studio 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Erro de “DVD protegido” ao importar filme gerado pelo Pinnacle Studio

Questão colocada pelo leitor


Recentemente ao atender um cliente instalei uma placa de captura e edição de vídeo. O software da Pinnacle foi bastante problemático, mas restou um defeito que ainda não consegui resolver. Após gerar um DVD, se notou que ele precisava de algumas edições, sendo que se tentou importar o filme, mas isso não foi possível pois surge uma mensagem dizendo que o DVD esta protegido. Tentei fazer a importação num notebook da Dell e ocorreu o mesmo, mas no meu notebook da Intelbras o DVD foi importado sem nenhum problema.

A principio se pensou que era o software que havia criado a proteção, o que seria de se estranhar, pois ele mesmo criou o DVD, mas no mesmo PC do cliente, posteriormente tentei fazer a importação em outra gravadora de DVD, que por defeito não era usada, pois não estava mais gravando, apenas lia. E nesta nova gravadora o software importou normalmente sem apresentar nenhuma proteção de cópia.

Então, as gravadoras do PC são uma Sansung (que não importou) e uma LG. No meu notebook é uma Matsushhita e no notebook da Dell é uma Sansung. Verifiquei a região na gravadora Sansung do PC e alterei para 4 mas mesmo assim continuava com o mesmo problema de proteção de cópia. Só posso concluir que o problema está na gravadora da marca SANSUNG, gostaria de saber se já ocorreu algo assim com vocês e qual a solução.


Nossa respostaOs diversos sistemas de proteção contra cópia dos DVDs já foi amplamente mostrado no artigo “Gravação de DVDs personalizados” da Revista PnP nº 5. Em suma, existem proteções contra cópia via hardware e proteções via software. Estas últimas são implementadas no sistema operacional (Windows, no caso) e no aplicativo que executa um filme em DVD, que pode ser o PowerDVD, o Windows Media Player ou o citado software da Pinnacle citado pelo leitor.

A proteção via software, contudo, baseia-se nas informações enviadas pelo hardware, ou seja, pelo firmware do gravador/leitor de DVDs. Assim, quando se libera a proteção contra software via hardware geralmente se elimina também as proteções via software.

Para saber se a proteção via hardware existe, é preciso utilizar programas como o Drive Info que pode ser baixado livremente da internet e que também faz parte do DVD de Service Packs da Thecnica Sistemas. A tela do Drive Info está mostrada acima, note que no caso representado está dizendo THIS DRIVE HAS REGION PROTECION, isto é, este leitor tem proteção de região. No caso são as regiões típicas dos DVDs, ou seja, região 1 é Estados Unidos, 4 é Brasil e Austrália e assim por diante. Isto significa que o leitor tem proteção via hardware ou, em jargão técnico, que é to tipo “RPC-2”.

Para remover esta proteção é preciso regravar o firmware do gravador de DVDs, de maneira a torná-lo do tipo “RPC-2”. Existem vários sites que oferecem firmwares modificados para RPC-2, entretanto os mais comuns são os do Dangerous Brothers e o The Firmware Page.

Note que a operação de regravar o firmware é delicada, você precisa baixar um firmware RPC-1 que seja EXATAMENTE para a mesma marca e modelo do gravador de DVD, e sempre existe o risco do aparelho se danificar. Entretanto, se der tudo certo o aparelho ficará liberado da proteção via hardare.


Publicado em 05/11/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.