[Revista PnP] Como instalar um segundo HD, e qual passará a ser a ordem de boot e das letras? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Como instalar um segundo HD, e qual passará a ser a ordem de boot e das letras?

Questão colocada pelo leitor


Como instalar um segundo HD de 500 GB num micro desktop? Quando o sistema iniciar, ele vai ler o primeiro HD ou o segundo de 500GB? A rotação do HD (7.200 RPM ) interfere em alguma coisa? Existe alguma configuração especial a ser feita?


Nossa respostaÉ possível instalar quantos Hds (discos rígidos) quantas forem as portas IDE e SATA existentes na placa-mãe. Digamos que a placa tenha 4 conectores SATA e dois IDE (master e slave). Neste caso, será possível ligar até 4 HDs SATA e dois IDE (PARA) desde que o gabinete tenha espaço físico para colocar tantas unidades. As unidades aparecerão no Windows como C:, D:, E: e assim por diante, sendo que os leitores de CD/DVD aparecerão na seqüência, mas isto pode ser mudado no painel de controle do Windows.

A única unidade que não se recomenda mudar é a de inicialização (boot). Por questão de compatibilidade, recomenda-se que esta seja sempre a C:, apesar de ser possível utilizá-la com outras letras. A unidade C: será, então, aquela por onde o sistema foi carregado (inicializado ou bootado).

Quando existe mais de um Hd no micro, deve ser configurado no SETUP do BIOS qual por qual deles o sistema será carregado. No caso do leitor, portanto, basta ligar o HD, certificar-se de que ele foi reconhecido no BIOS e acertar no mesmo BIOS a ordem de boot, que deverá continuar sendo pelo mesmo HD onde ue vinha sendo feito anteriormente.

Feito isto, é entrar no Windows e formatar o segundo HD para poder utilizá-lo. Ele provavelmente entrará como disco E:, se há houver um leitor de CDs/DVDs, mas é possível alterar estas unidades pelo Gerenciador de Discos do Painel de Controle do Windows.

Quanto a configurações especiais para colocar o segundo HD: se ele for do tipo SATA, o sistema deverá reconhecê-lo imediatamente, faltando apenas configurar a ordem de boot, conforme explicado acima. Se o segundo HD for do tipo IDE, será preciso configurar a questão de unidade master e slave. SE o segundo HD ficar no mesmo cabo onde já existe um HD, o segundo HD deverá ser o slave e o primeiro será o master ou vice-versa. Caso o segundo HD fique num cabo onde só ele está ligado, então poderá ser tanto o master como o slave. Nos discos SATA não existe este conceito de master/slave.

A rotação dos discos nada tem a ver com a questão levantada, mas apenas com a performance de cada disco em si. Um disco de maior rotação tende a ser mais rápido do que outro de rotação menor, mas ultimamente este conceito é discutível pois existem outros fatores como velocidade do conjunto mecânico, densidade das mídias e quantidade e tipo da memória cache interna de cada disco.


Publicado em 14/09/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.