[Revista PnP] Controlador de domínio com Linux. Será possível? 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Controlador de domínio com Linux. Será possível?

Questão colocada pelo leitor

Gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho que a Revista PnP vem realizando. Uma literatura altamente técnica, comprometida com a qualidade da informação ajudando usuários e técnicos.

Elogios a parte, o fato é que estou inserido na cultura Windows há quase quinze anos, mas fiquei encantado pelo Linux desde a versão 5 do Conectiva. Achei fantástico o sistema operacional, instalei e testei. Infelizmente, pelas circunstâncias, me afastei do ambiente Linux e me aprofundei em Windows. Tive a oportunidade de instalar um servidor Windows 2000 Advanced Server com mais de trinta estações 98 e XP como clientes, e ainda gerencio essa rede.

Mas ultimamente cresceu meu interesse em migrar esta rede para Linux, visto que os usuários só usam o Office e um programa que roda tanto em Linux como em Windows. O servidor é apenas para DHCP, arquivos e um banco de dados. Para os usuários usarem os recursos precisam se logar no domínio e mapear o servidor usando um script que criei para todos.

Portanto, esse é o meu problema, ou seja, não sei como é o conceito de domínio no Linux, nem como os usuários irão mapear o servidor automaticamente no logon, como acontece no Windows. O funcionamento no Linux é a mesma coisa? É a mesma estrutura lógica do Windows?


Nossa respostaO Linux evoluiu muito desde o Conectiva 5, hoje ele compete de igual para igual para o Windows exceto em preço (claro) e em quantidade e qualidade de aplicativos finais, o que vem atrasando seu uso no desktop. Mas em servidores ele já é uma realidade e incomoda muito a Microsoft. Para fazer o que deseja é preciso utilizar o Samba 3 (ou mais novo) que simula um controlador de domínios igual ao do Windows, com direito a scripts de login e tudo o mais.

Mas mesmo sem criar domínios é possível executar scripts para cada usuário ou grupo de usuários, de maneira simples, eficiente e confiável. Infelizmente não temos como dar mais dicas aqui, visto ser um assunto extenso, mas há muitas informações sobre isto na Internet, comece pelo site da organização SAMBA em www.samba.org. Outra boa dia é utilizar um servidor Ubuntu Server. No site do Ubuntu (www.ubuntu.com) existem ótimas dicas para configurar este tipo de instalação.


Publicado em 09/09/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.