[Revista PnP] Mouse não funciona no Windows, mesmo depois de reinstalar tudo 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   DVDs e pendrives  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Mouse não funciona no Windows, mesmo depois de reinstalar tudo

Questão colocada pelo leitor

Tenho um Pentium II 450, 64MB e Windows 98. Ele inicia normalmente, mas não reconhece o mouse. Ele não funciona, é como se nem estivesse conectado. Também não dá mensagem de erro. Após ir no painel de controle/sistema e mandar atualizar a lista com os dispositivos, o mouse volta a funcionar sem dar nenhuma mensagem de encontrado novo hardware. Já tentei com outro mouse e acontece a mesma coisa. Também já reinstalei o Windows, instalei drives atualizados e mudei configurações no bios. O mouse é Logitech, mas acredito que o problema não tem a ver com a marca.


Nossa respostaMouses que usam a interface serial viraram peça de museu, em todo caso, vamos tentar ajudar o leitor com seu mouse serial e depois falar um pouco dos mouses com outras interfaces.

No caso, o leitor fez bem em trocar o mouse, pois em casos como esse é possível que ele esteja defeituoso. Existe também a possibilidade de existir problema na interface na qual você está ligado o mouse. Se você está usando a COM2, passe o mouse para a COM1. Se ainda tiver problemas, experimente trocar o tipo de mouse.

Os modelos seriais com conector DB-9 são ligados na COM1 ou na COM2, mas já cairam em desuso sendo substituídos pelos mouses com interface PS/3 ou USB. Os modelos PS/2 são ligados na interface padrão PS/2, que usa o mesmo tipo de conector que os teclados modernos (mini DIN). Se você estiver usando um mouse com conector DB-9, existe a remota possibilidade da fonte estar com problemas na tensão de +12 ou ?12 volts. Essas duas tensões são usadas para a alimentação do mouse. Se você usar um mouse PS/2, a tensão usada será de +5 volts, escapando assim dos problemas na fonte. Mas se o problema realmente estiver na fonte, e bom que seja substituída, já que poderão ocorrer outros problemas nos demais circuitos alimentados pelas tensões de +12 e -12 volts.

Se estiver usando um mouse USB, o problema pode ser na compatibilidade do mouse com o próprio Windows, ou então porque a interface USB não está instalada ou tem versão diferente, por exemplo, a interface do mouse é USB 2.0 e o micro é 1.1 ou vice-versa. Os mouses USB costumam gerar muitos problemas de compatibilidade. Alguns não são reconhecidos quando o Windows carrega, mas se forem desconectados e ligados em seguida o Windows os reconhece e passam a funcionar, até que o micro seja desligado. Em casos assim, o melhor mesmo é trocar o mouse por outro modelo até achar algum que seja compatível. Outra saída também é mudar o mouse de porta USB.


Publicado em 17/09/2008 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.