[Revista PnP] Problemas para ligar o PC quando ele está frio 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco

Home   Edições impressas  
Edições digitais   CDs e DVDs  
Dicas técnicas   Como comprar  
Quer colaborar?   Sugira uma matéria  
Boletins   Como é feita a Revista PnP?  
Fale conosco   Serviços ao cliente  
Erratas   Sobre a Revista PnP...  
Perguntas mais frequentes (FAQ)  
Cursos e eventos  
Google

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Problemas para ligar o PC quando ele está frio

Questão colocada pelo leitor

Tenho um computador AMD K6II 500 MHz com 64 Mb de ram, HD15Gb, placa mãe Soyo off board 512Kb de cache, fax modem Motorola SM56 PCI, placa de som Sound Blaster Audio PCI e placa de vídeo SiS6326 com 8Mb. Está tudo funcionando muito bem, o que vem me tirando o sono é o seguinte probleminha: quando aperto a tecla POWER não aparece imagem alguma na tela, alguns segundos em seguida, soa um alarme de dentro do micro e então tenho que ressetá-lo para que ligue corretamente. O que me deixa mais intrigado ainda é o fato desse problema nem sempre ocorrer, pelo que pude observar, ele quase sempre ocorre quando o micro está frio (quando fica algumas horas fora de uso) e quase nunca ocorre quando o micro é desligado e religado no mesmo instante. O que eu devo fazer?


Nossa respostaDiríamos que a maior probabilidade é que o problema esteja na fonte de alimentação. Primeiro porque ela é a responsável pelo ligamento do computador. Segundo porque é mais provável que os componentes analógicos da fonte sejam sensíveis à temperatura, que os componentes digitais da placa de CPU. Qualquer técnico iria experimentar a troca da fonte, em primeiro lugar. Para ter 100% de certeza, só mesmo testando através da troca.

Se não for problema na fonte, pode existir algo errado na placa de CPU. Devemos verificar se o processador está corretamente configurado, com clock interno, externo e voltagens de acordo com o modelo instalado. Em último caso, um teste que eu faria nesse caso: retirar todas as placas e periféricos do computador, deixando apenas a placa de CPU e a placa de vídeo. Testaria se o problema ficou resolvido e iria adicionando cada uma das placas e periféricos e testando (é claro, é preciso desligar tudo a cada instalação). Note que este tipo de trabalho não é recomendado para um usuário que não tem habilidades com hardware.

Como este micro é antigo, possivelmente com 10 ou mais anos de uso, pode ser que uma ou mais das placas, seja da fonte ou das demais, esteja chegando ao final de sua vida útil. Em especial, os capacitores eletrolíticos podem estar esgotados, vazando ou estufados. Outra coisa que costuma acontecer com micros antigos é que a própria placa de fibra de video, onde os componentes são montados, começa a conduzir eletricidade, e este fator se agrava quando o tempo está úmido ou muito quente. Neste último caso, só mesmo a troca da placa comprometida é que vai solucionar o problema.


Publicado em 20/07/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


 

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM COLABORADOR!

Colabore com nosso site, contribua para o desenvolvimento da informática e, de quebra, aumente seu currículo e promova sua empresa!
É simples:
  • Se você é uma pessoa física e deseja colaborar com notícias, artigos e sugestões, veja a seção Quero colaborar
  • Caso tenha uma empresa do setor e quer divulgá-la junto aos nossos visitantes, veja a seção Anuncie
  • Caso sua empresa faça Assessoria de Imprensa para um ou mais clientes, você pode mandar os releases para nossos repórteres e teremos a maior satisfação divulgar as notícias neste espaço.
  • Se você é um órgão de imprensa, contate-nos em imprensa@luzes.org e conheça as várias maneiras para interagir com nosso site e nossos visitantes.

Tel (11) 3483-9868
Fax (11) 2368-4666
Email: leitor@revistapnp.com.br
  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.