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Artigo Micro fica reinicializando no horário de pico do consumo de energia elétrica da cidade Questão colocada pelo leitor Sou técnico em hardware, tenho toda a coleção da Revista PnP, mas não tenho experiência com fontes. Possuo um PC com fonte AT de 300W que em determinadas horas do dia como, por exemplo, às 7 horas da noite quando a tensão da rede elétrica cai devido ao horário de pico, o computador não funciona. Simplesmente reinicializa continuamente, nem chega a aparecer nada na tela. É necessário trocar a fonte por uma de 250W ou a simples substituição por outra de 300W resolverá o problema? Nossa resposta A primeira providência é verificar se a chave seletora de voltagens está em 110V (supondo que esta seja a tensão na sua rede elétrica). Parece óbvio, mas mesmo técnicos experientes às vezes se esquecem deste detalhe e, caso a fonte funcione, os sintomas apresentados serão exatamente os relatados.
Se o seletor estiver na posição correta, é conveniente verificar a rede elétrica: o ideal é ter um circuito só para os computadores e periféricos, diretamente do quadro de distribuição de luz. Independentemente disto, reveja toda a instalação elétrica desde a entrada de força até a tomada em que o micro está ligado. Todos os condutores devem estar em bom estado, todos os terminais devem estar livres de oxidação e com os parafusos muito bem apertados. Você deve verificar com um voltímetro a tensão elétrica que chega à entrada de força do prédio no horário de pico, se estiver abaixo de 95V deve ser feita uma reclamação para a concessionária.
Se nada disto resolver, a fonte estará com problemas e deve ser substituída. O fato da fonte ser de 250 ou 300 W é muito relativo, o que realmente é preciso verificar é a corrente consumida em cada uma das saídas e o quanto a fonte pode fornecer em cada uma delas. Em geral, fontes de 250 W porém de boa qualidade são melhores do que fontes de 300 W de qualidade duvidosa.
Réplica do leitor – fiz as verificações sugeridas, depois troquei a fonte de 300W por uma outra de 250W, e o problema foi resolvido. Obrigado!
Publicado em 30/07/2009 às 00:00 hs
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