CADASTRE-SE!
Registre seu e-mail e participe de nosso site, além de receber gratuitamente nossas newsletters.
É simples e rápido, clique
CADASTRE-SE!
Registre seu e-mail e participe de nosso site, além de receber gratuitamente nossas newsletters.
É simples e rápido, clique
sobre Montagem e Manutenção de PCs (publicado em 24/09/2009)
Questão colocada pelo leitor Como tirar o cooler de processador Intel soquete 775 ? Lendo a Revista PnP n° 12, onde se fala das montagens de micros, é mostrada a instalação do cooler para processador compatível com o soquete Intel LGA 775. A minha pergunta é como retirar o cooler deste tipo de processador sem causar dano algum, pois tive uma experiência que não foi muito boa com o computador de uma amiga. Retirei o pó que estava acumulado no cooler, mas quando o retornei cooler à posição original aconteceu que uma das extremidades estava quebrada, não consegui fazer a reinstalação com sucesso obrigando a troca do cooler danificado por um novo. Para que esse tipo de erro não aconteça novamente, como devo proceder e, antes que eu me esqueça, como aplicar pasta térmica neste mesmo tipo de processador?
Resposta / Solução (acima) Esquema para retirar o cooler de processador soquete 775 (clique para ampliar)
A remoção é bastante simples. Basta uma pequena chave de fenda, um pouco de pasta técmica de fenda e muito cuidado. Aqui ao lado está a reprodução da página do manual de um processador Intel soquete 775 (Core 2 Duo/Quad) que ilustra o procedimento. Com a chave de fenda, gire 90 graus os parafusos que prendem o cooler à placa (no sentido das setas marcadas no prendedor) e vá puxando os retentores pretos. Feito isto, os grampos poderão ser retirados, mas com muito cuidado. Para recolocar, faça o procedimento inverso, isto é, gire os parafusos de volta à posição de trava, puxe os retentores para cima, de forma a liberar as garrinhas internas dentro dos prendedores, recoloque as garras na placa e vá fazendo pressão sobre cada uma delas até escutar o “clique” do estalo. Ao retirar o cooler, existem duas possibilidades: foi usado um elastômero para fazer o contato térmico ou então foi usada pasta térmica. O elastômero parece um chiclete, bem fininho, ou uma fita crepe mais grossinha. O elastômetro se funde entre o processador e o cooler, e deve ser removido e substituído por pasta térmica pois depois que ele derrete uma vez não se amolda mais, podendo dar mau contato térmico. No caso do contato térmico inicial ser com pasta térmica, basta verificar o estado da mesma. Se ainda estiver maleável e espalhando facilmente, basta dar uma regularizada na mesma, nas duas superfícies e pronto. Se a pasta estiver ressecada e dura de espalhar, é melhor removê-la e colocar pasta nova. Uma dica para limpar pasta térmica: existem no mercado produtos apropriados para a remoção, mas temos conseguido bons resultados usando o produto de limpeza VEJA MULTIUSO. Aplique com um paninho, depois vá removendo com cuidado. Não deixe o VEJA escorrer, aplique-o apenas no local e depois limpe muito bem com um pano úmido, pois o produto é corrosivo se continuar em contato com o processador ou a superfície do cooler.
• Comentários
Nossos leitores já fizeram 1 comentário sobre este assunto:De: Clerton p. Mesquita (em 22/05/2010 - 19:42) Sata Boa noite amigos, estou com uma dúvida sobre habilitação de hd e drive sata em placa mãe principalmente nesta mt104v1.0 da msi quanto a sua habilitação sata pois reinicio o micro para formatar e não se emcontra o hd somente o drive de disco ide geralmente, as placas que contém a entrada sata como esta tem 2 seu reconhecimento é utomático, desde já agradeço se puderem me responder em que parte do setap habilitar?
Comente você também:
• Para fazer os comentários é necessário ser cadastrado no site e estar logado.
• Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui .
• Mais conteúdo sobre este mesmo tema
• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •